sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Coluna Vertebral, Anatomia, Patologias e Tratamento


          As vértebras compõem-se pelas seguintes estruturas: corpo, pedículos, lâmina e apófises. O corpo vertebral, nesta posição, suporta as forças de carga e pressão e é composto por uma estrutura óssea esponjosa, apresentando uma placa cartilaginosa na sua porção superior e inferior. Varia de altura e de diâmetro conforme o segmento vertebral onde se localiza. Os corpos das vértebras cervicais são de menor diâmetro e altura, sendo a porção mais alta da coluna na posição ortostática. Os corpos dorsais ou torácicos aumentam progressivamente a sua altura e diâmetro, apresentando um aspecto cilíndrico. Os corpos vertebrais lombares são achatados e largos por constituírem as vértebras que suportam as maiores pressões da coluna vertebral. As vértebras sacras são fusionadas entre si, constituindo-se num osso que apresenta forma triangular. Este por sua vez articula-se com o ilíaco na região pélvica, apresentando a base fixa da coluna vertebral e sua relação com a pelve ou bacia.

          A coluna vertebral é composta por quatro curvas fisiológicas assim formadas: curva cervical, com 7 vértebras, a dorsal com 12, a lombar com 5, a sacra também com 5 vértebras e a coccígena variando de 3 a 4 estruturas. 

          O conjunto de curvas exerce entre si um fenômeno compensatório, pois as lordoses se compensam com as cifoses e vice-versa. Este fenômeno auxilia na descarga do peso corporal. Se não houvesse essas curvas, a base da coluna lombar suportaria pressões de até 1.000 Kg num homem de 70 Kg na posição sentada.

          Existem muitas patologias relacionadas a postura tais como: 

- Hérnia de disco
- Protusão discal
- Lombalgia
- Cervicalgia
- Dor nas costas
- Dor Ciática
- Uncoartrose
- Lordose
- Escoliose
- Degeneração Discal
- Espondilolistese
- Cifose
- Espondilólise
- Osteopenia e Osteoporose

Todas as patologias relacionadas serão descritas comentadas neste blog http://fisioterapianota10.blogspot.com

5 comentários:

  1. Junior Luchini.

    Ideia maravilhosa vc tv em montar esse blog, tem coisas em nosso dia-dia, que precisamos saber, pois a saúde é muito importante p/ o desenvolvimento da sociedade... Pode contar comigo nessa divulgação.. Abraço irmao Luciano.

    ResponderExcluir
  2. Tenho procurado me informar mais sobre a minha coluna, pois tenho 51 anos e com 14 anos fiz cirurgia de escoliose. Durante todos esses anos venho lutando para sentir menos dores mais especificamente no braço direito.Já fiz fisioterapias e hidroginástica. Faz algum tempo que parei e agora gostaria de reeiniciar alguma atividade física numa academia. A dúvida é: por ter feito cirurgia, posso fazer todos os execícios de musculação e aeróbica? Agradeço muito sua ajuda. Obrigada. Rubenita

    ResponderExcluir
  3. Olá Rubenita, fica difícil responder sem realizar um avaliação física sua (avaliação funcional e estrutural), mas creio que se há dor algo está errado, aconselho então antes de realizar qualquer tipo de exercício sendo ele aeróbico ou musculação, que você realize uma avaliação física prévia com um profissional fisioterapeuta, só ele poderá realizar uma avaliação precisa de suas funções ósteomusculares de sua coluna vertebral.

    Procure sempre um fisioterapeuta antes de realizar qualquer tipo de exercício de grande amplitude.

    ResponderExcluir
  4. O que significa,hiper captação metastática?

    ResponderExcluir
  5. A Doença de Paget foi descrita pela primeira vez, em 1877,por um médico Inglês Sir James Paget, que é uma doença esquelética localizada, monostótica ou poliostótica, caracterizadapor um aumento da remodelação óssea, em que os principaissítios comprometidos são: vértebras, ossos longos dos membrosinferiores, pélvis e crânio (comum em situações de cânceres e inflamações ósseas, imobilidade, hiperparatireoidismo)

    ResponderExcluir

Deixe aqui se comentário